27/06/2011


Experiência de Física Profª Poliane

MOVIMENTO UNIFOMEMEMTE VARIADO DE BOLHAS

O trabalho proporcionado a seguir explana o estudo de gotas coloridas de uma mistura de álcool e água em circulação dentro de um recipiente translúcido contendo óleo de cozinha.

Material utilizado:

·       Mangueira cristal de aproximadamente 30 cm;

·       Óleo de cozinha;

·       Água;

·       Álcool;

·       Rolha de borracha;

·       2 seringas com agulha;

Desenvolvimento:

 

O tubo pode ainda ser um pedaço de mangueira transparente. É respeitável, apesar disso, que seu diâmetro interno não seja menor do que 2 cm.

O tubo é vedado com rolha de goma, que se torna importante empregar rolha de borracha, pois ela cerra mais perfeito que as de cortiça; estas, por sua vez, às vezes importunam vazaduras do óleo que é depositado no interior do canal.

Já o óleo, aonde os pingos que serão analisados são inseridas, é óleo comumente utilizado pra fins domésticos.

O óleo de uso doméstico contém massa volumar que está localizada adentre a da água e a do álcool.

Por conseguinte, as gotas que se movem dentro do canal efetuam circulações ascendentes e descendentes. Elas são instituídas de combinações de água, álcool e um corante.

Para as gotas ascendentes usa-se álcool; as que possuem movimento descendente utilizam-se água para uma de álcool.

Em qualquer um dos casos usa-se um corante para uma melhor visibilidade dos pingos. Pode-se empregar, por exemplo, suco em pó.

Para entrada das gotas ascendentes, usa-se uma seringa com agulha, aonde esta última será ensartada na borracha de vedação.

As gotas que acertam são assentadas espontaneamente no óleo tomando-se a apuração de inserir a agulha dentro do óleo. Se as gotas saírem apostadas "Por cima" do óleo, algumas ocasiões permanecem aprisionadas na face por tensão superficial. Convenciona manusear com cuidado as seringas, pois agitações mais severas podem arranjar com que ampla quantidade da mistura penetre no óleo inutilizando o experimento.

 

Origem: cienciamao.usp.br

Escrito por Umbrelitto às 19h07
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Centro-Oeste, AMAMBAI, Mulher, de 12 a 15 anos, Portuguese, Cinema e vídeo, Música, Estudos e Cultura Nipônica

Histórico